Plano de Aula
1) Identificação:
Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro
Curso: Filosofia
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Disciplina: Estágio Supervisionado em Filosofia II
2) Tema
Introdução ao estudo da Sociologia
3) Objetivos
Determinar os conceitos introdutórios fundamentais sobre o surgimento da Sociologia;
Identificar as principais correntes teóricas de pensamento sociológico;
Apresentar os mais importantes pensadores da Sociologia.
4) Procedimentos
4.1) Introdução
A mobilização será efetuada através de uma pergunta: Todos nós somos sociólogos? Para análise inicial da interação com os alunos e seu interesse com o tema sugerido.
4.2) Desenvolvimento
Aula expositiva através dos slides disponibilizados onde os alunos visualizarão aspectos gerais desde o surgimento da Sociologia, seu objeto de estudo, como foi vinculado sua criação como ciência, suas principais correntes de pensamentos e seus mais importantes pensadores e como foco principal as divergências entre eles e a base de suas argumentações. Com o andamento da aula e a interação com a visualização e oralidade do professor vislumbrar-se-a o alcance dos objetivos propostos e como principal intento a discussão lançada por Auguste Comte de que: “todos os fenômenos sociais se repetem”.
Pauta metodológica:
- A significação do termo Sociologia;
- O objeto de estudo da Sociologia;
- O surgimento da Sociologia como disciplina;
- A função da Sociologia;
- As principais correntes de pensamento sociológico;
- Os mais importantes pensadores da Sociologia.
4.3) Síntese Integradora
Retomar ligeiramente os pontos principais da Sociologia apresentados na aula.
5) Resumo ou Esquematização dos conteúdos:
Em anexo ao plano de aula.
6) Recursos Didáticos:
Data show, livro didático e texto.
7) Avaliação
Com base no conteúdo apresentado, verifique se os alunos entenderam o assunto e se foi alcançado os objetivos propostos. Examine a coerência dos argumentos e a pertinência do raciocínio desenvolvido.
Com base no conteúdo apresentado, verifique se os alunos entenderam o assunto e se foi alcançado os objetivos propostos. Examine a coerência dos argumentos e a pertinência do raciocínio desenvolvido.
8) Referências Bibliográficas
BOTTOMORE T. Introdução à sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília, INL, 1973 (Biblioteca de Ciências Sociais).
GALLIANO. Introdução à sociologia. São Paulo: Harbra, 1986.
TURNER. J. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 1999.
Exemplo de plano de aula (solicitado na disciplina de Estágio Supervisionado) para aplicação no ensino médio, referente a introdução a Sociologia. Pode servir de parâmetro para outras aulas.
ResponderExcluirótimo!!! muito bom.
ResponderExcluir